top of page

Perguntas Frequentes

Junto a evolução das profissões, os métodos de orientação profissional e vocacional também sofreram mudanças e hoje uma das abordagens mais modernas utilizadas para auxiliar os indivíduos na tomada dessa decisão e a Abordagem Sócio Histórica, que é eficaz, global e que não faz uso de testes vocacionais, levando em consideração o sujeito como indivíduo ativo, responsável pelas suas próprias escolhas.

Historicamente no Brasil o método mais utilizado era o teste psicológico que somente valorizava fatores internos envolvidos na escolha da profissão (como interesses e desejos pessoais). Adverso a este método, a Abordagem Sócio Histórica acredita que a escolha da profissão não depende das características inatas do indivíduo, mas sim das construções concretas e históricas que são determinadas por diversos fatores como os pessoais, culturais, sociais e econômicos, fazendo com que o indivíduo se aproprie desses determinantes para realizar uma escolha mais consciente.

03 /
O que é a Abordagem Sócio-histórica da orientação vocacional e profissional?

O projeto de Orientação Vocacional e Profissional - Abordagem Sócio histórica atende gratuitamente alunos do ensino médio de Juiz de Fora e região que estejam em dúvida com relação à escolha da profissão. Ele funciona uma vez por semana durante 2 meses e meio (10 sessões). Cada encontro tem aproximadamente 2 horas de duração. Os encontros são feitos em grupos de, no máximo, 20 pessoas e acontecem na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO-JF).

Os encontros funcionam de forma lúdica e divertida, utilizando técnicas de dinâmica de grupo, pesquisas, wokshop sobre os cursos e profissões e atividades diversas que propiciam o trabalho de autoconhecimento e conhecimento dos cursos universitários, das profissões e do mercado de trabalho.

01 /
Como o projeto funciona?

Observa-se, no decorrer dos últimos anos, grandiosas mudanças no mundo das profissões, onde ofícios vêm deixando de existir, dando lugar a outros tantos que começaram a aparecer. Com essas mudanças, e com o crescimento constante de profissões, torna-se cada vez mais difícil saber a direção que tomar. Com isso, as dúvidas começam a aparecer: “qual profissão eu devo escolher?”, “quais delas terei maior chance de ser melhor remunerado?”, “como está o mercado de trabalho?”, “o que devo levar em consideração, minha realização profissional ou o retorno financeiro que a minha profissão pode me trazer?”. Esses são alguns dos muitos questionamentos que se fazem presentes no dia a dia de inúmeras pessoas prestes a tomar tal decisão acerca de seu futuro profissional, e muitas delas, na maioria das vezes, não encontram tais respostas. O projeto de OVP sócio-histórica auxilia o indivíduo a responder a essas perguntas.

02 /
Por que participar de um projeto de Orientação Vocacional e Profissional?

O projeto possui grupos de atendimento se iniciando a cada semestre. No 1º Semestre, os grupos se iniciam no mês de Março e no 2º semestre, no mês de setembro.

Temos várias opções de horário, de segunda a sexta nos turnos da manhã, tarde ou noite e aos sábados nos turnos da manhã ou tarde.

04 /
Quais os horários de funcionamento do projeto?
bottom of page